3.8.04

fim de semana histórico
voltamos da frança com várias histórias para contar.
1) a primeira poderia ser sobre as duas horas girando por bruxelas antes de pegar a estrada no dia mais quente do ano, sem ar condicionado no carro, à procura de um posto de gasolina onde se trocasse o óleo. acreditem, aqui pouquíssimos postos oferecem esse serviço. entre julho e agosto, então, menos ainda. duas horas, entre duas e quatro da tarde. juro que chegou um ponto que eu já tava tão "arrabiata" que eu só queria voltar para casa para tomar um banho frio e ficar secando na frente do ventilador. mas como não temos ventilador e como exatamente neste momento encontramos um indiano prestativo em um micro posto de gasolina que trocou o óleo do carro, lá pelas cinco da tarde partimos.
2) dormimos em amien, no norte da frança, cidadezinha simpática, com o hotelzinho duas estrelas mais simpático que eu já vi, jantinha na beira do rio, vinho, catedral, cama.
3) no sábado rumamos em direção a giverny, onde está a antiga casa de claude monet e seus jardins maravilhosos. tava tão quente e o sol tão lindo, que os turistas aparentemente haviam todos ido para a costa azul, nos deixando os jardins quase desertos, não fossem três noivas e seus recém-maridos tirando as fotos. cada vez mais acredito que efetivamente tem gente para tudo nesse mundo!
jardins jardinados, almoço almoçado, vinho vinhado, pegamos o mapa: onde está o mar mais próximo?
4) uma coisa leva à outra, esse ano o desembarque americano de 44 fez 60 anos, não estávamos tão longe da normandia - vamos tomar banho de mar na praia do DIA D?
e lá fomos nós.
sabem o resgate do soldado ryan?
sabem aquela praia com aquela casinha onde se esconde um atirador danado no início do filme? aquela mesma praia que, dizem, ficou completamente banhada de sangue em junho de 44, quando mais de 22 mil alemães, mais de 9 mil americanos e outros 5, 6 mil britânicos e canadenses foram mortos? é, ali, ali mesmo assistimos ao por-do-sol e depois, no domingo, pegamos um marzão! entre uma coisa e outra, devoramos um prato com todos os frutos do mar do mundo - até aquelas lesminhas eu comi, aaaaaaarggggssss, ostras, caranguejo, mariscos, camarão, camarinho, lagostinhas...
omaha beach. recomendo.
5) saindo da praia dá inclusive para fazer um passeio no cemitério americano, com toooodas aquelas cruzes brancas, uma do lado da outra, bem americano messssmo. para quem tá sem carro, tem até um serviço de transporte para o cemitério (que fica praticamente na praia) que se chama battletour. tô dizendo que tem gente para tudo!
e depois da escala no cemitério, pé na estrada de novo. cinco horinhas de vento na cara e...
6) infelizmente, cá em bx estamos nós novamente, prontos para mais uma semana de calor chato sem brisa maritma...
mais história que isso? só se formos passar o verão na macedônia... o sbaglio?

Um comentário:

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »