6.8.04

Presidente dito beberrão cria Conselhos de Jornalismo
A presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Beth Costa, acha isso uma boa idéia. O primeiro artigo do projeto de lei que cria os conselhos federal e regionais define que eles "têm como atribuição orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de jornalista e da atividade de jornalismo (...)". O texto completo estará no site da Fenaj ainda hoje.
Será, hein?

3 comentários:

Anônimo disse...

Vai ter uma parte ruim. Jornalista já ganha uma miséria e ainda vai ter que ficar contribuindo com o conselho. O sindicato todo mundo sabe que é uma naba, mas não é obrigado a se filiar pra exercer a profissão. Agora, de repente esse coselho tenha alguma expressão, se a gente conseguir um décimo do que conselhos como medicina, engenharia, etc. já vai ser muito lucro (tanto no que diz respeito a garantias de trabalho mínima - como piso salarial e essa distorção que acontece hj de que ninguém mais é contratado, mas terceirizado como empresa, sem direito trabalhista nenhum - como algumas outras vantagens tipo planos de saúde etc.) Tá isso está mais pra cara de sindicato, né? Mas no RS isso é piada. O único sindicato que eu respeito é o Sinpro.

Quanto à questão ética. Buenas, melhor deixar pra professores gastarem a lábia justificando etc. Não acredito muito em ética profissional, ética é pessoal ou empresarial (o que no caso do jornalismo brasileiro vem dar quase na mesma coisa). Mas que parece mais manobra pra regular/limitar a atuação do jornalista, isso parece. Ou sou só eu o paranóico nessa história?

the writer disse...

eu não quis ser paranóica duas vezes essa semana, mas que soa estranho soa. esperemos que os tais conselhos façam as vezes de sindicato e nos dêem mais força. se bem que, sejamos honestos, a falta de força da nossa profissão é totalmente culpa nossa. somos todos bostas críticos que não fazem nada para a classe. faço aqui o meu mea culpa hipócrita, como diz a cássia.

the writer disse...

a propósito, beppe, tu tá querendo uma viagem à eurodisney de canoa furada? ;)