5.8.04

quem me conhece sabe
que esse surto de insegurança e crítica à violência não é novidade, mas uma crise contínua. sabe também que é uma, não a única, mas uma das razões por que eu decidi viver fora do brasil. e não vou ficar batendo na mesma tecla porque não acho que escrever todos os dias no blog sobre os crimes do rio de janeiro vá mudar alguma coisa. vou simplesmente continuar lendo, me indignando, comentando eventualmente e estudando, aqui, aí, onde eu estiver, as causas, as consequências e as possíveis soluções para a violência.
e antes de encerrar o tema, copio e colo aqui a resposta que recebi por email de um amigo tímido, mas também indignado:
Infelizmente, achamos toda essa violência algo normal e tolerável nas nossas vidas porque nós, brasileiros, perdemos a capacidade de nos indignar e de protestar (se é que a tivemos um dia). Por deus, como é que alguém pode achar normal e se conformar com um tiroteio que pára uma avenida numa cidade? (...) Hoje é curioso pra mim lembrar que, quando estive na Rep. Tcheca, vi a comoção nacional que a morte de um policial em serviço gerou por lá. Até o ministro do interior (o responsável pela segurança lá, assim como o ministro da justiça aqui) foi no enterro do tal policial. Já imaginou se o Márcio Tomás Bastos resolvesse ir am cada enterro de policial no Brasil?
Acho que tu não deve deixar de vir pro Brasil quando quiser, pelo menos não por medo da violência. Mas não deixe nunca de registrar a tua indignação e mostrar pros teus amigos ¨acostumados¨ com a violência como é bom viver num lugar pacífico. Como é civilizado e democrático protestar contra o que se acha injusto. Nisso, puta merda, até os argentinos são melhores que a gente. Lembra dos panelaços que eles fizeram há alguns anos em Buenos Aires?

8 comentários:

Anônimo disse...

Não é questão de desmerecer a violência ou de achar normal. Apenas que no caso de qualquer país subdesenvolvido ela engloba uma série de outros processos relativos a economia e política de países periféricos. Não que eu não ache absurdo. Apenas que quando a gente abandona a superficialidade do discurso jornalístico que tá ali, até onde o turvo da água deixa ver, e começa a ler sobre a série de articulações que envolvem todas as instituições sociais que deveriam funcionar, mas que não acontecem, enfim... Só queria dizer que é muito confortável dizer que prefere ficar na Europa por medo, estudando a partir de um âmbito de onde valores e situações daqui não fazem sentido nenhum. É assim se tu estuda sociologia, se tu estuda literatura, até jornalismo. "Idéias fora do lugar", eurocentrismo, essas coisas. Existem conceitos e valores que tem sua origem histórica e social (surgem num determinado lugar a partir de circunstâncias locais que explicam aquela realidade, agora transportar esses julgamentos pra países periféricos em situação social e histórica completamente diversa, além de resultados equivocados, incorre politicamente em determinar um olhar que já de partida considera o que existe aqui como atraso e subdesenvolvimento ou absurdo, quer dizer não leva em consideração que existe uma noção de progresso que existe em outro tempo/espaço e que tem que encontrar medidas próprias pra se julgar. boa parte da nossa falta de autoestima e da falta de soluções originais pros nossos problemas vem daí). já escrevi demais. enfim.
Ah, o caso argentino é superdimensinado. Vai a Corrientes, vai a Entrerrios e pergunta o que aconteceu fora de Buenos Aires.

the writer disse...

criticar o brasil aqui de longe é muito delicado, eu sei. espero que vocês acreditem que não é uma simples questão de dizer "aqui funciona, aí não e a culpa é dos brasileiros". não é isso o que eu quero passar. pelo contrário. como tu mesmo disse, a violência tem raízes históricas e econômicas muito mais complexas que isso. e nada faz sentido quando se lê em um livro sobre o desenvolvimento (jean jacques gabbas) que mais de 30% das ajudas internacionais para o desenvolvimento VÃO PARA PAÍSES EUROPEUS (países mais pobres europeus, como romênia e hungria, por exemplo, mas que ainda assim, são países infinitamente mais ricos que toda a áfrica, ásia e américa latina). não faz sentido. assim como não pode fazer sentido eu ter que calar as minhas críticas pelo fato de estar fora de casa.
na europa não se vive necessariamente melhor do que no brasil pelo fato de não haver tanta violência, mas é impressionante viver a surpresa de se ter liberdade de ir e vir sem ter medo. a vida parece mais simples. mas eu posso estar enganada.

lidianeves disse...

Tica, tudo bem?

Entendo do que você fala, do que é não ter que andar preocupada porque alguém pode vir com uma arma na sua cabeça, ou mesmo "pungar" sua carteira.

Indignação serve pra muita coisa, se sabemos usá-la bem.

Vivendo em Madrid, que é beeeem mais perigosa que Bruxelas, já ando sossegada a qualquer hora do dia ou da noite.

Através do link da Cássia, acabei lendo seu blog inteiro ontem! O que você está estudando aí?

Espero que vc aproveite muito tudo!!!

Um beijo
Lidia (sua ex-comp paulista do Terra)

Anônimo disse...

pequena, não quis desmerecer. inclusive acho que essa pilha de se manter capaz de se espantar é importantíssima. o que não pode é apavorar.

beijos

Unknown disse...

Quem é o anonymous com quem eu concordo? :-)

Anônimo disse...

pequena... anota aí um filme do fernando solanas (cineasta argentino) deve entrar em circuito até o ano que vem: Memorias del Saqueo - sobre referida mobilização argentina.

Anônimo disse...

Keep up the good work Lexapro throat bdsm Coloured pornstars Crack accounting 21e excel password Porsche 944 aftermarket turbo refurbished projectors Free tax efile Bartender ultra software Online automation payment by cheque services Then north face backpacks Discover card paypal soccer field positions Horse studies scholarships & grants Bontril sr review Advance+america+cash roof bmw bike racks Color printer laser Information on fioricet butalbital Diet pills anipex Mercedes benz s420

Anônimo disse...

Hi Nice Blog .Christmas Games And puzzle Ideas For Kids, Family. i first free UK bingo 90 ball game. Play free collectable card games online and dpnight jpg great. expenses free readable christmas bingo card. Free online bingo cash for primary elementary pushout bingo cards free christmas printable bingo bible lotto esl bingo generator st clarence free ride bingo rules operator precedence regulations.