18.3.05

isqueiros e celulares

é internacionalmente famosa a paixão dos italianos pelo telefone celular, né, o carinhosamente chamado telefonino, apelido doce para o telefono celullare. deve ser porque italiano gosta muito de falar. da sua vida. do seu dia. do seu café da manhã, almoço e jant. da vida alheia, principalmente. da vida do papa. do fruteiro e do padeiro.

em roma, por exemplo, tinha uma época em que eu pegava um ônibus de uma linha longuíssima, às 8 della mattina, e não tinha uma única vez que não fazíamos o percurso inteiro, eu e metade dos moradores da via nomentana, escutando alguma italianona contando todas as incríveis novidades da sua vida conjugal para uma amiga - que provavelmente encontraria meia hora depois, no trabalho.
taí a isa que não me deixar mentir! (mesmo quando eu tento :)

outro momento curioso desse comportamente passional italiano são os shows, os concerti. no lugar dos tradicionais isqueiros, que embalam as músicas mais famosas e melosas de uma banda em todos os lugares do mundo, os italianos usam o visor do celular. sério! eles normalmente ligam para um amigo/amiga/irmã/casinho/amante/mãe/sobrinho e não falam nada, apenas os fazem escutar um pedacinho do show. e naquela maré de mãos e braços para cima, na platéia, pode-se ver dezenas de telefoninos bailando.

Nenhum comentário: