28.7.06

Quando eu crescer eu quero ser grande!

Eu tenho um amigo que diz que nós vivemos na era em que as pessoas têm sempre que explicar o que elas fazem para ganhar a vida porque só o nome da profissão não deixa claro. Muito bem, eu sou jornalista...

E trabalho como produtora (normalmente em Londres, atualmente em Bruxelas) para um canal de televisão de notícias financeiras. Não economia, finanças: as bolsas, sabe? De Londres, Paris, Frankfurt, de São Paulo... A gente passa o dia todo no ar tentando explicar porque elas estão subindo ou descendo e tentando arrancar dos nossos entrevistados what comes next? Parece um trabalho chato, mas na verdade eu adoro.

O canal se chama CNBC e, se tu não o conhece, já deve ter ouvido falar do nosso maior concorrente, a Bloomberg. Só que a CNBC tem menos funcionários (que a Bloomberg) e mais audiência. Mais eficiente, em poucas palavras, e beeem menos poluída visualmente. A CNBC faz parte do grupo NBC Universal (NBC TV + Estúdios Universal) e tudo junto reunido faz parte da maior multinacional do mundo atualmente, a General Electric. Well, sim, eu trabalho para a CNBC, o que significa que eu sou uma funcionária da GE, o que significa que vocês podem imaginar a quantidade de papéis do RH que eu tive que assinar antes de começar a trabalhar, né?

Em miúdos, a CNBC fica 24 horas por dia no ar de segunda a sexta e cobre os mercados financeiros da Europa, Ásia e América (os mercados emergentes, leia-se Brasil, são cobertos só eventualmente, quando alguma coisa "grande" acontece). CNBC é composta 80% de entrevistas ao vivo, só em Londres são mais de 65 entrevistas ao vivo POR DIA. A gente entrevista analistas financeiros, brokers, gerentes de fundos de investimento, CEOs, empresários, economistas, cientistas políticos, historiadores, analistas técnicos, engenheiros, gente que sabe, gente que pensa que sabe e gente que faz que sabe mas sabe que não sabe. Se for loiro e mulher, melhor ainda.

Eu (tudo eu, eu, eu, eu...) sou a responsável por Bruxelas. Tudo o que acontece aqui e que pode haver consequências para o mercado financeiro, me interessa. A União Européia vai mandar tropas ao Líbano? Tá valendo! A Microsoft vai ter que pagar uma dívida de 3 milhões por dia? Tá valendo! Nunca se teve um verão assim tão quente? Tá valendo! A Slovênia vai fazer parte da Zona Euro? e assim por diante... daí o que eu faço? Eu tenho que achar gente, gente, gente, gente (se for loira e mulher, melhor!) para falar sobre isso.

Entendeu, Cássia?
Bom, tudo bem, às vezes eu também não entendo muito bem o que eu faço...


.................................................
ps: notou o bombril na antena? :)