7.9.08

Home, I don't know where it is but I know I'm going home...

Duas longas semanas de férias, uma passada rápida em casa no Brasil para fazer trinta anos entre amigos, e na última terça-feira, bem cedinho, desembarquei novamente em Bruxelas. Fui direto do aeroporto para o médico porque eu esqueci de desmarcar a consulta e já tinha furado não uma, mas duas vezes com esse mesmo endócrino. Achei que era de bom tom não furar três, né?

Saio do médico e vou caminhando até em casa, e um sentimento estranhíssimo me assalta: que cômodo! Que coisa mais confortável poder caminhar para casa sabendo o nome das ruas, o caminho mais curto, a melhor padaria do trajeto, essas coisas. Nos quinze dias anteriores a esse pensamento, passei por lugares desconhecidos e velhos conhecidos: Miami, Palm Beach, Amelia Island (meia Flórida, enfim), São Paulo, Porto Alegre e Miami novamente. E no meu coração, casa ainda é em Porto Alegre, apesar da minha casa estar endereçada em Bruxelas.

E daí eu tentei explicar para mim mesma. Não adianta forçar a barra, casa é no Brasil, aqui na Bélgica é só onde eu moro. Com todas as suas comodidades e seguranças, Bruxelas não é casa, é no máximo endereço. Mas a verdade é que existem mais mistérios entre lar e endereço do que pode pressupôr a minha vã filosofia. Por ora então, ainda continuo viajando mesmo quando tô em casa.

A propósito, os trinta são do caralho. Mas isso eu vou escrever depois... enfim, voltei.

2 comentários:

beijao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
beijao disse...

em porto alegre já é casa de mãe. não consigo me imaginar mais de uma semana lá sem começar a querer subir pelas paredes, alternando com almoços, cafés e drinks com amigos diferentes, é sempre folclorismo. Casa é a cama que a gente gosta de dormir, lar... a gente pode ter vários pelo mundo.

house ñ= home
ao menos é assim que eu tenho na minha cabeça... beijão