28.10.08

Querido diário, ontem eu tive uma crise de enxaqueca


A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença, e também de uma predisposição genética. O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça.

Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento.

Boa parte das crises terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (principalmente as crianças). Ao fim de uma crise, o paciente sente-se como que de ressaca, apresentando, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.

Beijos, Tica.

2 comentários:

Anna Martha disse...

Acredita que depois de mais de um ano tive uma crise no mesmo dia que tu??????? Legal foi passar o dia do meu aniversário de ressaca.

Unknown disse...

Tiquitita, que pena eu tinha de ti nas tuas crises de enxaqueca... :-(