25.11.08

pausa para ler e sonhar

nao eh por acaso que o blog do tiao eh o primeiro ali na coluna da direita. tem varias razoes para isso. mas hoje, a melhor razao de todas eh o texto mais lindo do mundo que ele escreveu sobre o nascimento do joao. nao percam.

20.11.08

Fancy an island?

Vocês sabem né, Dubai concorre com o mundo todo para saber quem tem mais construções icônicas, mais alta e mais cara. E vocês certamente já ouviram falar da Palmeira Madinah, aquela mega ilha artificial em forma de, claro, palmeira, que foi construída nas águas do Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe, como os Emirados preferem chamar). Pois é, a Palmeira foi um sucesso comercial enorme, todo mundo em Dubai quer morar lá agora. É a nova Moinhos de Vento-Parcão. Mas imaginem se o Fogaça decidisse construir um novo Moinhos no meio do Guaibão. A idéia é mais ou menos a mesma, só que as águas do Golfo são azul céu. As casas são novinhas e lindinhas, cada um tem a sua piscina, fica longe do stress do trânsito, custa caro, muito caro, e já está quase toda vendida.

Mas não se preocupem, vocês ainda podem ter um pedacinho da Palmeira porque muito em breve outras duas Palmeiras serão criadas. E melhor, muito melhor, quer jogar war em tamanho real e possuir um país inteiro, sim, é possível, no arquipélago artificial The World. Toda essa ladainha só para mostrar essa foto que eu tirei do avião, indo embora de Dubai.



Ainda não tá pronto, mas no ritmo em que trabalham os empregados da construção nos Emirados (12 horas por dia normalmente, 10 horas no verão, quando as temperaturas chegam a 45 graus C!), aposto que em um ano David Beckham e seus pimpolhos já vão poder ficar de molho entre um país e outro.

Olha só, quase 90% da população de Dubai é composta por estrangeiros. A enorme maioria vem da Índia, Paquistão, Filipinas e arredores. São essas pessoas que põem de pé todos os prédios da cidade. E eu li que o maior índice de suicídio no país acontece entre os obreiros. Seja porque trabalham 12 horas embaixo do sol escaldante do deserto, seja porque trabalham praticamente sem nenhuma proteção, sofrendo sérios problemas de saúde. Olha só:



Esse é o lado Canoas de Dubai.
Quer ver o lado Nova York?


centro de conferências Madinat com o icônico Burj Al Arab no fundo - e sim, esses canais da foto estão imitando Veneza.


esse é o Burj Dubai, o edifício mais alto do mundo, mas muito mais alto do mundo, quase pronto. Giorgio Armani vai fazer a decoração de todo o prédio e os primeiro 80 andares (sim, 80!) vão hospedar o primeiro Armani Hotel.

Amanhã, crianças, vamos dar uma olhada da velha Dubai.

19.11.08

Finalmente baixei as minhas fotos de Dubai e Abu Dhabi

Aos poucos, vou mostrando o pouquinho de Emirados Árabes que eu vi.

Para começar, aqui vai a minha foto preferida de Dubai, tirada num momento de folga no (até ontem) maior shopping center do mundo, o Emirates Mall, aquele famoso por ter, dentro, uma estação de esqui!



Eu adoro essa foto. Para mim ela é o retrato de Dubai, um lugar que se esforça constantemente para se modernizar, para virar ma metrópole, um ponto de referência, mas não consegue ultrapassar algumas barreiras básicas. Transporte e outros serviços são exatamente o que se poderia esperar de um lugar como... Capão da Canoa.

Obviamente eu só fui ao Emirates Mall para ver a tal estação de esqui, e obviamente ela é bem decepcionante - como deve ser uma estação de esqui no meio do deserto.
Surpreendente mesmo para mim foram as paradas de ônibus. Elas são pouquíssimas, mas a surpresa está em dois outros fatos: eu não vi um único ônibus de linha rodando por Dubai - dizem que eles existem, mas são raríssimos. E finalmente, olha que espetáculo, as paradas têm ar condicionado! Achei que, na Dubai sem ônibus, elas não fazem muito sentido, mas em Porto Alegre em fevereiro/março, hein?



Enfim, as minhas impressões de Dubai se resumem a uma cidade com o melhor e o pior de Nova York e Canoas. Explico melhor no post de amanhã.

ps: tentei achar a melhor parada de ônibus para ilustrar esse post e acabei tirando a foto de uma parada na frente de uma mesquita simpática com um pôr do sol espetacular. mas foco, por favor, o que importa na foto é a parada.

17.11.08

meus sinais me confundem da cabeca aos pes e por dentro eu me devoro

as vezes eu acho que deveria tomar aqueles comprimidos para bipolaridade. o que eu quero muito hoje, amanha enchi o saco. comeco a semana feliz, acabo quase deprimida. fosse uma vez ou outra, tudo bem. mas acontece muito seguido. e quando acontece, alem da chatice em si, ainda fico me torturando. tudo vira material para crise. peso. idade. massa. endereco. tempo. dinheiro. marido. mae. gato. cachorro. fico querendo saber o por que de tudo. e como na vida pouca coisa tem um porque, fico frustrada. vou te contar. ainda bem que bipolaridade tem os baixos, mas tem os altos tambem.

me contem do blazer do caetano!

10.11.08

se woody allen tivesse um filho com o almodovar, e o filho fizesse um filme, o filme seria vicky cristina barcelona. se eu fosse um cineasta, gostaria de ser woody allen. se eu fosse um filme, hannah and her sisters. mas isso nao importa, vicky cristina barcelona eh legal porque dah vontade de ser cada um dos personagens do filme.