12.9.03

morte matada ou morte morrida?

eu lembro de, há uns 10 anos, comentar com alguém que eu queria um dia morar em Londres, e a pessoa responder que seria ruim, "pois lá tem bombas e atentados no metrô" (as velhas reivindicaçoes separatistas do IRA, que, para quem começou a ler jornal há menos de 3 anos, nao quer dizer nada - nem grupo terrorista irlandês, nem banda de rock brasileira dos anos 80). e eu me lembro de responder sempre a mesma coisa: é, realmente, morrer de bomba no metrô de Londres é ruim, quase tao ruim quanto de tiro ou sequestro no Brasil.

quando a guerra no Iraque começou, a minha mae me ligou diversas vezes perguntando sobre a minha segurança - como se alguém pudesse ter noçao do "tamanho" da sua segurança - na Europa.

a coluna desta semana do (ótimo) lucas mendes na BBC fala sobre isso. Nova York, Londres, Bagdá, Kabul dao medo. mas eu nao acharia estranho saber que a violência AINDA mata mais gente no Rio.

Nenhum comentário: