24.5.04

aqui na entrada do parlamento europeu
nao na entrada chique, naquela pelos fundos (para quem vem da place du luxembourg, onde tem uma construçao enorme, e tem uma passarela sobre a construçao) tem invariavelmente duas ou três pessoas paradas pedindo dinheiro. eles sao sempre os mesmos, mas devem ter uma espécie de horário rotativo, pois sao sempre diferentes, dependendo do horário. quando eu entro, tem sempre a senhora cigana (deve ser romena). as vezes ela tem ramalhetes de mimosas amarelas para "vender", as vezes nao. ela fica sentada no chao, com um copo de papel na frente, dizendo bom dia para todo mundo que passa. quase ninguém responde. uma vez vi que ela estava alongando a saia do vestido para esconder as unhas dos pés pintadas de vermelho.
às vezes tem também um cabeludo alto, de pé, tocando violao mais à frente. ele canta em inglês, mas tem um sotaque fortíssimo. deve ser do leste também.
de tarde, quando vou embora cedo, tem um carinha de óculos, cabelos imundos e cachorro preto, belga (o carinha, nao o cachorro...), pedindo moedas com o copinho de papel na mao (o mesmo?) e fazendo gracinhas. às vezes nao entendo o que ele fala. de qualquer forma, nao respondo jamais. quando ele cansa, senta no degrau e fala menos.
mais tarde, tem um senhor de cabelos compridos e barba ainda mais comprida (com cara de duende, sabe comé?). ele nao diz nada. só fica ali, copinho na mao, cara de john lennon passado. deve ter uns 45 anos. dele até que me dá pena.
sempre olho para os (o?) copinhos de plástico. às vezes eles têm mais dinheiro ali dentro do que eu fiz no dia. nunca contribuo.

2 comentários:

Unknown disse...

Por que tu não propõe sociedade?

sebastiao disse...

qual dos 3 ganha mais ?