25.4.05

E depois não entendem porque os americanos são incultos!

A jornalista e arqueóloga Joanne Farchakh Bajjaly
escreve um relato tristíssimo sobre a destruição que as forças da coalizão causaram no Iraque, berço dos mais antigos objetos da humanidade.

Ela diz:

As próprias forças de coalizão danificaram sítios arqueológicos ao usá-los como bases militares.

A retirada de tropas da coalizão da Babilônia revelou a ocorrência de danos irreversíveis a uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Um relatório alarmante do administrador do departamento de Oriente Próximo do Museu Britânico, John Curtis, conta como áreas no meio de um sítio arqueológico sofreram terraplanagem para que se criasse uma área para helicópteros e estacionamento de veículos pesados.

"Eles causaram danos substanciais no Portão Ishtar, um dos monumentos mais famosos da antigüidade", escreveu Curtis.

"Veículos militares dos Estados Unidos esmagaram pavimentos de tijolos de 2,6 mil anos, fragmentos arqueológicos foram espalhados pelo sítio, mais de 12 trincheiras foram cavadas sobre depósitos da antigüidade e projetos militares de deslocamento de terra contaminaram o sítio para futuras gerações de cientistas."

"Soma-se a isso todo o dano causado a nove das figuras moldadas de tijolos de dragões no Portão de Ishtar por pessoas que tentaram remover os tijolos da parede."


Lamentável.
Matéria completa na BBC BRASIL

Nenhum comentário: