22.6.05

diferenças culturais na conferência do iraque em bruxelas

esses dias, eu, brasileira, e o piero, italiano, falando com um casal de amigos, ele de lichtenstein, ela da suécia, perguntamos: e vocês não tem problemas com as diferenças culturais? ao que ele responde:
- não. sou só eu que tenho cultura, anyway....

piada engraçadinha, mas não era disso que eu ia falar. eu queria mesmo era falar da diferença que faz ter yankees entre nós, jornalistas do mundo todo que cobrem dia após dia os acontecimentos da união européia em bruxelas.

eles, gli americani, mudam a ordem das coisas. ou a não ordem das coisas. reclamam de tudo. da falta telefones que liguem para o mundo todo de graça. da falta de tradução quando a sessão de trabalhos é aberta pelo primeiro-ministro luxemburguês em français - eles ainda não entenderam que existe uma sala com fones de ouvidos e telão para todos que precisam de tradução no terceiro andar, reclamam que os italianos ficam gritando nos seus celulares dentro da sala de imprensa - porque eles, gli italiani, já entenderam que o lugar para ficar quietinho é na sala dos fones de ouvidos do terceiro andar e que a sala de imprensa serve mesmo para... para que mesmo? mas acima de tudo, the americans reclamam da fumaça de cigarro em todos os lugares, apesar de existir áreas de fumantes e áreas de não fumantes.

e eles têm razão quanto a isso, os americanos, mas, eu pergunto, aos americanos, para quê ficar incomodando o mundo com guerras e ordens de subordinação, e, à menina loira falsa de rosa aqui do meu lado, para quê ficar usando essa vozinha aguda e estridente para perguntar aos colegas "se a condy (manda matar, né?) já fez o seu discurso?" querida, aprenda pelo menos uma coisa com essa brazilian medíocre journalist, vá até a sala dos fones do terceiro andar e poupe a face da terra, ou pelo menos a sala de impresa, dessa tua vozinha aguda e chata.

de resto eles têm toda a razão. aqui as coisas não têm necessariamente um ordem, uma organização. às vezes isso é mesmo um m.rda, mas só porque eles estão aqui hoje, mal chegados e achando que tudo sabem, digo que ainda bem existe um lugar desenvolvido no mundo mesmo sem organização (americana).




e, de acordo com a reuters, "os inimigos de Deus se encontram na conferência de Bruxelas para destruir o Iraque, não para construí-lo", disse o grupo sunita liderado pelo jordaniano Abu Musab al-Zarqawi.

meeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo!

Nenhum comentário: