30.4.07

Após o sinal, por favor, deixe seu recado

Biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiip

A Telefónica (di Spaña), 'dona' de 29% do mercado telefônico brasileiro está prestes a virar a acionista majoritária da Telecom Italia, que é dona da Brasil Telecom e 'dona' de 20% do mercado telefônico brasileiro. Se for bem sucedida na brincadeira, a Telefonica vai dominar 49% do mercado de telefonia (móvel e fixo) brasileiro.

E tem gente que continua achando a privatização das telecoms brasileiras um sucesso.
É, pensando bem, na ótica espanhola ela foi realmente um sucesso. Além do suculento mercado brasileiro ('comprado' ainda em desenvolvimento e mais que duplicado em poucos anos) a Telefonica tem mantido suas ações em alta há anos.

Nada contra a Telefonica, não me entendam mal. A empresa espanhola não fez nada errado ao investir a longo prazo, pagando alto por um mercado em crescimento absoluto. Foi o governo brasileiro (na época do FHC) que fez bobagem ao investir a curto prazo. E poderá ser o governo Lula o segundo a cometer um erro colossal. Basta permitir que esse negócio seja realmente fechado, jogando contra as regras mais simples da competição.

No meu emprego faz bonito dizer que, no fim, quem vai pagar caro é o consumidor. Mas trocando alhos por (cara)bugalhos, quem vai pagar a conta de verdade é o brasileiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

ticolina, já tô achando que tu saiu do brasil antes mesmo das privatizaçoes. não deve lembrar que a gente comprava linha telefonica como "investimento"! humpf. bacio.

Anônimo disse...

que fique claro: eu nao tenho nada contra a privatizacao das telecom no brasil, eu soh acho que ter aberto 100% do capital para empresas estrangeiras foi um erro tatico que vai nos custar bem caro. tica