23.4.07

Hoje o samba saiu, lá-lá-lá-iá, procurando você...

Querida filha Tica,

Sei que me demorei a te enviar as minhas impressões sobre o show do Chico, desculpe ando correndo demais talvez. Mas, como eu te disse, fiquei muito impressionada. Na verdade, além de ter achado muito bonito, de ter sentido que passou muito rápido, me senti experimentando um show de brasilidade. Acho que essa palavra não existe, mas exprime o que pensei exatamente. Há muito tempo não via algo do Brasil que me desse a sensação de: - "Isso nós temos de bom e é nosso".

Em meio a tanta corrupção, pobreza e violência no nosso país, não conseguimos mais sentir orgulho de ser brasileiros. Até esquecemos da natureza privilegiada que temos ou do povo bondoso, hospitaleiro e solidário (na grande maioria) que somos. Tudo isso, saí pensando da apresentação do Chico. E me perguntei porque o Chico não mostra mais a sua arte para o povo. Por que ele não destina um show em cada cidade por onde passa às pessoas sem condições de pagar o valor que merecidamente ele cobra para se apresentar. Por que ele não lança no país, pela liderança e respeitabilidade que ele tem, algo tipo: contribua com o que voce tem de melhor?

Sei que é mais fácil pensar por que o Chico não faz em vez de eu mesma tentar fazer algo, mas estou pensando nisso por ter experimentado um sentimento aconchegante e autêntico de orgulho pelo meu país, que, como te disse, há muito não sentia e isso me despertou desejo de pensar em algo que pudesse ajudar. Se outras pessoas sentirem o mesmo e tiverem um modelo de algum desprendimento em sua capacidade de produção, quem sabe possamos mudar algo mais profundo no Brasil de todos nós.

Filha, era isso que desejava te passar, para que pudesses entender o que te comentei aquele dia sobre meu entusiasmo pelo show. Um beijo grande, com carinho da mãe.


Hoje eu vou sambar na pista, você vai de galeria
Quero que você assista na mais fina companhia
Se você sentir saudade, por favor não dê na vista
Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista

Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais esquece não pode reconhecer

2 comentários:

beijao disse...

O mais impressionante do show do chico é a emoção que se sente apesar da timidez dele ser praticamente grosseria.
Ele não deu boa noite, mas mesmo assim continua te fazendo chorar numa das últimas filas do mezanino...

Anônimo disse...

que lindo o texto da tia beth!!! bah, se revelou a fonte da nossa jornalista ticolina! adorei!

saudades, beijo
ina