20.11.08

Fancy an island?

Vocês sabem né, Dubai concorre com o mundo todo para saber quem tem mais construções icônicas, mais alta e mais cara. E vocês certamente já ouviram falar da Palmeira Madinah, aquela mega ilha artificial em forma de, claro, palmeira, que foi construída nas águas do Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe, como os Emirados preferem chamar). Pois é, a Palmeira foi um sucesso comercial enorme, todo mundo em Dubai quer morar lá agora. É a nova Moinhos de Vento-Parcão. Mas imaginem se o Fogaça decidisse construir um novo Moinhos no meio do Guaibão. A idéia é mais ou menos a mesma, só que as águas do Golfo são azul céu. As casas são novinhas e lindinhas, cada um tem a sua piscina, fica longe do stress do trânsito, custa caro, muito caro, e já está quase toda vendida.

Mas não se preocupem, vocês ainda podem ter um pedacinho da Palmeira porque muito em breve outras duas Palmeiras serão criadas. E melhor, muito melhor, quer jogar war em tamanho real e possuir um país inteiro, sim, é possível, no arquipélago artificial The World. Toda essa ladainha só para mostrar essa foto que eu tirei do avião, indo embora de Dubai.



Ainda não tá pronto, mas no ritmo em que trabalham os empregados da construção nos Emirados (12 horas por dia normalmente, 10 horas no verão, quando as temperaturas chegam a 45 graus C!), aposto que em um ano David Beckham e seus pimpolhos já vão poder ficar de molho entre um país e outro.

Olha só, quase 90% da população de Dubai é composta por estrangeiros. A enorme maioria vem da Índia, Paquistão, Filipinas e arredores. São essas pessoas que põem de pé todos os prédios da cidade. E eu li que o maior índice de suicídio no país acontece entre os obreiros. Seja porque trabalham 12 horas embaixo do sol escaldante do deserto, seja porque trabalham praticamente sem nenhuma proteção, sofrendo sérios problemas de saúde. Olha só:



Esse é o lado Canoas de Dubai.
Quer ver o lado Nova York?


centro de conferências Madinat com o icônico Burj Al Arab no fundo - e sim, esses canais da foto estão imitando Veneza.


esse é o Burj Dubai, o edifício mais alto do mundo, mas muito mais alto do mundo, quase pronto. Giorgio Armani vai fazer a decoração de todo o prédio e os primeiro 80 andares (sim, 80!) vão hospedar o primeiro Armani Hotel.

Amanhã, crianças, vamos dar uma olhada da velha Dubai.

3 comentários:

Anônimo disse...

affff

sebastiao disse...

a foto da construção tá muito boa. é tua?

the writer disse...

yep :)