22.10.07

te contei a última do português?

Ao descer do avião e colocar os pés em Portugal o colesterol da pessoa já começa a aumentar. Nada me tira da cabeça que o consumo de ovos percapta em Portugal seja o mais alto do mundo. E que ovos!

O garçom de um dos deliciosos restaurantes que eu visitei em Lisboa me disse que isso nem era assim tão verdade, que ele achava que a França por exemplo, com todos os seus bolos e folheados, consome muito mais ovos que os lusitanos. Sei não. Outra fonte, a Carol Amorim, me explicou a razão das gemas de ovos em quantidades inacreditáveis em qualquer padaria de qualquer esquina lisboêta: era assim, alguns séculos atrás, quando a quantidade de freiras em Portugal quase excedia a quantidade de raparigas casadoiras, se usava muitíssimas claras de ovo para dar aquela levantadinha na aba dos chapéus das irmãs nos conventos. Era tanta aba, mas tanta aba, que um dia tiveram que achar um bom uso para as gemas.

Então tá, um dia a senhora do seu Manuel decidiu que com a clara se engomava, e com a gema, ou melhor, com doze gemas e vários quilos de açúcar, se fariam os melhores doces do mundo. E claramente (Pegaram?) deu docemente (tá, forcei) certo.

Olha, juro, vou ficar uns dois meses sem poder chegar perto de um ovo (o Piero que me desculpe, mas vai ficar sem camisas engomadas também :) mas vale muito a pena. Dezenas de pshtéish d'nata, trav'sseiros e queijadinhash depois, voltei para Bruxelas com medo de ter um enfarte, mas feliz da vida e docinha, docinha.


E para mim, Lisboa é uma delícia. Além dos doces espetaculares e do sol Atlântico que eu amo, a cidade parece muito uma Porto Alegre com ares de Florianópolis. Muito sol, muita água, muito mar, muitos restaurantes, muitas subidas e muitas descidas. Poish, me senti em casa e pá!

5 comentários:

Anônimo disse...

ai meu pai, tô salivando aqui. só me resta comer um pastel da sta clara na lojinha de doces de pelotas...

Anônimo disse...

guria. comi muito ovo, muito bacalhau e muito azeite quando estive em portugal, em 2002. e ADOREI a viagem. não só pela comida, claro.

Anônimo disse...

Porto Alegre com ares de Florianópolis é Porto Alegre com o rio limpo! Tica, eu nem imagino o que esteja o teu sotaque com tanta mistura.

the writer disse...

bah emi - nem eu. fora as palavras em portugueses que eu crio de vez em quando!

Anônimo disse...

Realmente, a culinária francesa é mais 'colesterólica' do que a portuguesa, com certeza (tá, tb forcei). Afinal, como citam no filme "Sem Reservas", tem aquela clássica piadinha entre nós, os cozinheiros: "Quais são os 3 segredos da culinária francesa? Manteiga, manteiga e... manteiga". Ou seja... se não é mais, é no taco...