20.11.07

No Brasil: negros morrem mais de homicídio; brancos, de doença

Usar ponto e virgula num titulo eh fueda, neh? Mas enfim, esse nao eh o 'ponto'.

Coloquei esse titulo do UOL aqui porque anos atras tive uma discussao furiosa com um amigo inteligente e culto que defendia que no Brasil praticamente nao existia racismo. Me lembro de usar todos os argumentos que eu pude para convence-lo - e a toda a turma que assistia e tendia a concordar com ele, nao comigo - de que isso eh uma ilusao. O Brasil eh um pais extremamente preconceituoso e racista... e isso para nao mencionar machista tambem.

Jah se sabia ha anos que os jovens brasileiros morrem mais de homicídio que em acidentes de carro, o que jah eh, por si soh, um fato dificil de engolir. Mas agora a coisa ficou mais transparente. Os jovens que morrem mais de homicídio sao os negros. Os brancos morrem mais de doencas. Pensa bem. O racismo estah no sangue brasileiro ou isso eh soh uma coincidencia?

Mais leituras superdivertidas aqui:
* Brancos ocupam 4 vezes mais cargos executivos do que negros, diz Seade
* Negros têm ganho mensal menor do que brancos, diz Dieese

3 comentários:

Anônimo disse...

O racismo no Brasil é especialmente cruel (se é que algum racismo seria 'menos' cruel). Aqui, sob uma bandeira de 'diversidade cultural' e 'celebração da mestiçagem' o que temos é o país onde mais se fez dinheiro com a venda de carne humana viva no mundo, que há pouco mais de 100 anos chamou de liberdade o ato de abandonar essas pessoas à sua própria sorte e sem qualquer tipo de ressarcimento ou planejamento. Os brancos descendentes de europeus brasileiros (e olha que sou um deles) discursa sobre a maravilha de um país onde as raças convivem em harmonia, mas atravessa a rua, a noite, pra não ficar na mesma calçada do 'preto' suspeito que vem na contramão. Gostei do post, Tica. Muito legal falar disso. Apropriado, mesmo.

nuncamais disse...

Tá, só não me defende sistema de cotas.

the writer disse...

nah, sistema de cotas nao tem nada a ver com o que eu toh falando. eu toh falando da nossa mentalidade, nao necessariamente da desigualdade. porque diminuir a desigualdade seria otimo, obvio. mas sem mudar a nossa mentalidade nao ha sistema de cotas que ajude a diminuir desigualdade alguma. neh?