30.11.07

Buongiorno principessa!


Fui convidada pela embaxada do Brasil para a vernissage da princesa do Brasil. Voces, gente entendida de realeza (e leitores assiduos de Caras), sabem que a nossa princesa Lelli pinta, e resolveu fazer uma vernissage e arrecadar uns eurinhos em Bruxelas. Achei a funcao toda divertida, afinal no convite explicava umas tres vezes que se o Brasil fosse uma monarquia, a princesa Lelli seria a princesa, pois eh irma do cara que seria o rei, e tive que ir, neh? Imagina, realeza decadente eh uma das coisas mais divertidas do mundo.

Olhea, a princesa Lelli nao pinta mal. Achei a ideia della (!) original ateh: ela fez essa colecao de quadros com 'fotos' do Rio de Janeiro cortando fora as favelas, ops digo, a cidade e deixando soh os morros e a natureza. Para dar 'uma cor' a princesa coloca umas borboletinhas aqui, uns tucaninhos ali... achei legal. Meio basicao, mas bonitinho. Ideal para decorar o quarto de um bebe, por exemplo. Ou a casa de outros monarcas porque a vernissage tava lotada de outros principes e princesas frustrados.

Um diplomata da embaixada apontou para mim a princesa de Lile e a contessa de Bruges borboleteando com seus champagnes no evento. Tambem tava cheio de pirralhinhos engravatados que, suponho, sao condes e futuras-rainhas.

Entre o segundo e o terceiro calice de espumante, quase convenci o Piero, ops digo, conde Bonadeo de Alba, a ir cumprimentar a nossa princesa Lelli dizendo o famoso 'buogiorno principessa', imortalizado em A Vida eh Bella do Begnini. Mas fiquei com medo que ele se atrapalhasse todo na frente da realeza e acabasse dizendo: Mariiiia, la chiaveeeee. Largamos o espumante e fomos comer um chines honesto porque titulos e castelos nao enchem a barriga de ninguem!!

27.11.07

Preciso achar um motivo ($$) para ir a NY urgente!

Acabei de receber um convite para tomar um cafe com o meu idolo Lucas Mendes.

TUUUUUUUUM.
Morri.
Meus sais, por favor!!

22.11.07

Hoje eu recebi o melhor email da minha vida

Fato eh que o mouse que eu uso na firma morreu. Arriou. Pediu agua. Em outras palavras, o botao esquerdo do mouse travou pra baixo. Daih, jah me preparando para uma longa maratona com os garotoes do IT, sem poder evitar aquela dura passada pelo 0800 IT helpdesk made in India antes para abrir o meu 'causo', mandei aquele email tranqs e cheio de humor para o tal tipo responsavel pela reposicao de pecas da firma. Como firma, entenda NBC Universal, ou seja, o carinha que repoe pecas para, sei lah eu, 10 mil funcionarios. As chances dele ler, dar atencao e responder ao meu email eram minimas. Mandei, neh, nunca se sabe..

E era mais ou menos assim (em ingles): Querido Sr Ian, meu mouse tem cem anos e hoje resolveu morrer. Teria como o senhor me mandar um mouse novo para fazer a minha vida completa e feliz? Carolina.

Eis que a resposta chegou rapidinho e eu quase surtei de alegria.
(Leia com ritmo porque tudo rima!!!!!)

Dearest Carolina,

So sad to hear your mouse is sick, it used to be so smooth and quick!
If it’s not working, please be brave, as we commit it to its grave.

A new mouse wakens, smooth and quick
Eager for your every click

Wrapped up nicely, warm as toast
Coming to you in the post

My job is done, now soon you’ll meet
A mouse to make your life complete

Kindest

Ian

20.11.07

No Brasil: negros morrem mais de homicídio; brancos, de doença

Usar ponto e virgula num titulo eh fueda, neh? Mas enfim, esse nao eh o 'ponto'.

Coloquei esse titulo do UOL aqui porque anos atras tive uma discussao furiosa com um amigo inteligente e culto que defendia que no Brasil praticamente nao existia racismo. Me lembro de usar todos os argumentos que eu pude para convence-lo - e a toda a turma que assistia e tendia a concordar com ele, nao comigo - de que isso eh uma ilusao. O Brasil eh um pais extremamente preconceituoso e racista... e isso para nao mencionar machista tambem.

Jah se sabia ha anos que os jovens brasileiros morrem mais de homicídio que em acidentes de carro, o que jah eh, por si soh, um fato dificil de engolir. Mas agora a coisa ficou mais transparente. Os jovens que morrem mais de homicídio sao os negros. Os brancos morrem mais de doencas. Pensa bem. O racismo estah no sangue brasileiro ou isso eh soh uma coincidencia?

Mais leituras superdivertidas aqui:
* Brancos ocupam 4 vezes mais cargos executivos do que negros, diz Seade
* Negros têm ganho mensal menor do que brancos, diz Dieese

18.11.07

do momento ápice de uma crise existencial

e vocês, hein, o que se respondem quando se deparam com aquela vaga pergunta do tipo: mas o que é mesmo que a gente tá fazendo aqui?

porque às vezes, principalmente quando eu páro para pensar, a humanidade me deprime. e daí eu emperro. e não consigo pensar em mais nada além disso. no sentido que tem estar aqui, viver, nascer, comer, dormir, cagar e morrer. tô emperrada. alguma sugestão?

16.11.07

O despertar de uma estrela, errr, arrã...

Ressaca é sempre uma coisa muito chata. Ressaca de trabalho então, vou te contar. Os 'cabeças' da CNBC adoram dizer que a empresa é intelligently staffed. Eu e os meus colegas temos um outro nome bem mais comum para isso, short staffed.

O fato é que cada vez que algum de nós é escalado para uma OB - outside brodcast - temos sempre a mesma sensação: u-huuuu, uma semana trabalhando em Roma, maaasssaa. Mas a verdade é que uma vez que, após acumular dois trabalhos ao mesmo tempo por semanas (aquele normal do dia + a produção de uma cobertura fora de casa), desembarcamos em Roma com mil entrevistas a serem feitas, uma equipe inteira que espera o teu ok antes de dar qualquer passo e um repórter ansioso. O resultado é quase sempre bom. Entrevistas feitas no tempo certo, RPs ligando a cada cinco minutos para confirmar pela vigésima vez qual serão as perguntas, alguns furos de reportagem, material enviado a Londres como se deve e quase todos os almoços não almoçados porque nunca sobra tempo para nada. Na hora do jantar a equipe se reúne no saguão do hotel para uma cerveja, todos exaustos e loucos para irem logo para a cama porque amanhã nos aguarda impacientemente um longo dia que começa às 5 da manhã. Delícia pura, hum?

Eu tenho feito cada vez mais OBs, o que é mmasssssaaa porque tô viajando mensalmente para lugares ótimos. Mas verdade seja dita: não vi e nem passei perto da Roma de verdade porque o congresso que fomos cobrir era perto do aereoporto e ainda voltei para casa no limite da minha energia esgotada. Meu despertador biologico tocou às 11 da manhã e depois disso passei um dia (que era para ser um dia de folga) dormindo e me arrastando pela casa.

Intelligently staffed é o meu * de óculos.

7.11.07

café da manhã dos campeões

deve ser porque faz parte do meu trabalho saber mais ou menos da vida dos CEOs alheios ou então porque eu sou meio curiosa do por que as pessoas têm mania de dividir as pessoas entre winners e loosers. fato é que várias vezes li ou ouvi falar que fulano de tal, presidente de uma multinacional, ou beltraninho, presidente de um país qualquer, acordam cedo, muito mais cedo do que tu está pensando agora, correm, fazem ioga ou tai-chi, depois comem alguma coisa super saudável, lêem uma meia dúzia de jornais e já começam súbito com reuniões e encontros às sete da manhã, finjindo que tomar café com um convidado ou colega.

quer ver? o sarkozy faz isso. o prodi tenta. o bush cai eventualmente da bicicleta. o presidente japonês certamente come salada verde ao acordar, e o brown nunca ouviu falar em academia. a madonna, como vocês devem saber, corre dez quilômetros todas as manhãs antes de se jogar numa fatiazinha de pão preto, e metade dos 'under secretary generals' da ONU idem. deixe estar os bonitões de hollywood, eles ganham para isso. o lula eu juro que não sei, mas o juscelino kubitschek, dizem, acordava as 4 da matina para cumprir toda a agenda.

por que, então, nós, simples mortais, não temos essa vitalidade toda?
meu palpite é que é uma espécie de falta de ambição.